quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ReCaFe - Zona da linha férrea requalificada entregue à população no verão



Zona da linha férrea requalificada entregue à população no verão



A Câmara Municipal de Espinho adiantou hoje que no início da próxima época balnear a cidade voltará a usufruir da área onde antes passava a linha férrea, vedada à circulação desde o enterramento da via em Março de 2008.

O projeto de requalificação desse espaço ainda não está aprovado em definitivo, mas a autarquia vai avançar já com algumas obras, de forma a que, no dia 1 de Junho, a área se apresente ajardinada e disponha de equipamentos como um parque infantil, um ringue desportivo e outras estruturas lúdicas.

Pinto Moreira, presidente da autarquia, considera que essa “é uma intervenção urgente, porque corresponde aos interesses da população e é um pequeno passo no sentido da qualidade urbanística da cidade”.

Essa não será, contudo, a requalificação definitiva do terreno, cujo arranque tem sido adiado devido à “indisponibilidade financeira” da autarquia para avançar com o projeto.

“O processo foi muito mal conduzido pelo executivo anterior, designadamente no que se refere às respectivas candidaturas a financiamento”, explica Pinto Moreira, “e a nova Câmara teve que criar uma comissão para reavaliar o caso e fazer o devido acompanhamento”.

Os resultados do trabalho desenvolvido por essa entidade ainda não foram apresentados, mas, antes disso, o autarca propõe-se avançar já com algumas obras: “Independentemente dessas conclusões, a Câmara já nesta época balnear vai devolver aquele espaço à cidade, instalando no local equipamentos que permitam aos espinhenses e aos visitantes usufruir devidamente de toda aquela área”.

O orçamento para o efeito só deverá ser definido “dentro de duas semanas”, mas a intervenção irá ser concretizada “com os recursos da autarquia e, quando muito, com uma ou outra parceria público privada”.

Quanto às estruturas a instalar no local, serão, em princípio, amovíveis, “para que facilmente possam ser retiradas ou sujeitas a alterações quando se decidir que utilização definitiva será dada a toda essa zona”.

Confirmado, para já, está um parque infantil, um ringue adequado à prática de diferentes modalidades desportivas e um espaço destinado a exposições ao ar livre.

No próximo verão, a área onde antes circulava o comboio deverá também exibir várias áreas ajardinadas, sendo que na terceira semana de Setembro regressam ao local as diversões associadas às Festas em honra da Nossa Senhora da Ajuda, que, no início da construção do túnel ferroviário de Espinho, foram transferidas do centro da cidade para o bairro de S. Pedro